Páginas de grupos espalham notícias falsas e prejudicam o novo governo de Eirunepé; entenda 

Amazonas

AMAZONAS – Páginas de grupo de Facebook e Instagram estão disseminando notícias falsas no município de Eirunepé e atrapalhando o governo da prefeita eleita, Áurea. 

Páginas como Eirunepé show, Eirunepé Am, entre outras, com donos desconhecidos, estão publicando em suas páginas falsas informações e denúncias sem verificar se as fontes da informações são verdadeiras e se as denúncias são de fato verídica, assim espalhando notícias falsas em massa. 

Isso tem prejudicado o novo governo de Eirunepé, pois deixam a população com dúvida e geram revoltas desnecessárias.

Não é só a prefeitura que está sendo alvo dessas inúmeras paginas, civis e empresários também estão tendo seus nomes envolvidos em fakes News e sendo moralmente prejudicados. 

Nenhuma dessas páginas estão registradas ou ligadas a algum veículo de comunicação, nem têm vínculo algum com a imprensa, logo, são apenas paginas, de donos ocultos, com o objetivo de gerar desordem e insatisfação na população, além de ódio gratuito aqueles citados em publicações falsas. 

Vale lembrar que, no Brasil, a disseminação de fake news pode ser considerada um crime, que pode ser punido de acordo com o Código Penale outras leis específicas. A Lei nº 13.834/2019, conhecida como Lei das Fake News, estabelece sanções para quem cria ou divulga notícias falsas com o objetivo de prejudicar a honra ou a imagem de pessoas ou instituições. De acordo com a lei, a pena para esse tipo de crime pode ser de dois a oito anos de prisão, além de multa.

Para combater a disseminação de fake news, é importante que as pessoas verifiquem a veracidade das informações antes de compartilhá-las nas redes sociais. É recomendável checar a fonte da notícia, se o autor é confiável e se a informação é coerente com outras fontes de notícias. Também é importante que as pessoas denunciem as fake news e seus criadores, para que haja uma internet mais segura e confiável para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *